Resenha: "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" de J. K. Rowling

Livro: Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Autor(a): J. K. Rowling
Editora: Rocco

Sinopse:

Harry Potter e o Enigma do Príncipe dá continuidade à saga do jovem bruxo Harry Potter a partir do ponto onde o livro anterior parou, o momento em que fica provado que o poder de Voldemort e dos Comensais da Morte, seus seguidores, cresce mais a cada dia, em meio à batalha entre o bem e o mal. A onda de terror provocada pelo Lorde das Trevas estaria afetando, até mesmo, o mundo dos trouxas (não-bruxos), e sendo agravada pela ação dos dementadores, criaturas mágicas aterrorizantes que “sugam” a esperança e a felicidade das pessoas. Harry, que acabou de completar 16 anos, parte rumo ao sexto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, animado e, ao mesmo tempo, apreensivo com a perspectiva de ter aulas particulares com o professor Dumbledore, o diretor da escola e o bruxo mais respeitado em toda comunidade mágica.


Via: Skoob



Após reler O Enigma do Príncipe e ter essa vontade gritante de comentar sobre ele, tive certeza mais uma vez que este é de longe um dos melhores de toda a saga Harry Potter. 

Harry, após a morte de Sirius, está mais maduro e a história começa a avançar outro nível. Acho incrível como J. K. Rowling consegue nos guiar nas páginas dos livros e se envolver tanto na história de uma forma tão gradual. Há momentos de puro divertimento, há momentos sérios e outros tão descontraídos que a leitura é mais do que relaxante, revelando a capacidade incrível da autora de balancear todos os aspectos da obra mantendo-a perfeitamente equilibrada. Os mistérios que rondam as páginas, assim como todos os outros livros da coleção, nunca são maçantes e se tornam interessantes a cada página. No fim, descobrimos fatos que nunca imaginamos.

Quero deixar em destaque a participação da Gina nos livros. É gritante a diferença entre Gina Weasley dos livros e filmes desculpem mas vou comparar mesmo. A Gina dos livros é uma garota divertida, alegre, ousada, interessante e popular que desperta interesse em todos os garotos de Hogwarts. Enquanto nos filmes é nos mostrado um Gina, desculpem-me, desinteressante, sem sal e sem química com o protagonista. Uma das cenas mais fofas dos dois no livro se dá durante o enterro de Dumbledore, quando Harry diz à Gina que não poderia namorá-la devido a perigos: Voldemort, sua saída da escola no próximo ano etc. E Gina aceita e entende as razões de Harry, mostrando o quanto o casal tem força e que tinha tudo para durar mesmo. Além disso, Gina diz a Harry que antes, quando ela tinha sua “paixonite” no Harry, Hermione lhe dissera para ela ser ela mesma e no final, Harry ficou atraído pela ruivinha devido a sua personalidade.

Um dos pontos mais importantes e que mais amo nesse volume da coleção é a forma que nos é apresentada Lord Voldemort desde a história de seu nascimento até se tornar o maior bruxo das trevas de todos os tempos. Isso é muito bem explorado além de bem elaborado. A essência do vilão, recheada de egoísmo, ambição e maldade, foi clara em sua origem e desenvolvimento. A história de Tom Riddle se mostra extremamente interessante e importante no desenvolvimento, no qual parte da história gira em torno. J. K. Rowling acerta mais uma vez, como acertou em todas as outras. O Enigma do Príncipe é de longe um dos meus favoritos de toda a saga <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaram? Comentem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...