Resenha: ''Caixa de pássaros" - Josh Malerman



   O best-seller ''Caixa de pássaros" - originalmente, "Bird box" - escrito por Josh Malerman é um livro de terror/suspense lançado em 2015. O enredo se concentra em Melorie, uma mulher que acaba de descobrir a gravidez, mas se encontra no meio de fenômenos insanos que começam a se espalhar pelo mundo. Popularmente conhecido como "o Problema", esses eventos catastróficos aconteciam da mesma maneira: a pessoa olhava para algo e subitamente machucava os outros a seu redor e, por fim, a si mesma. Os relatos incluíam idosas que comeram o rosto de uma jovem, uma mãe que enterrou os próprios filhos e suicídios em massa. Melorie, agora com um bebê a caminho, tem que enfrentar esse novo mundo assustador às cegas, uma vez que apenas um olhar condenaria não só ela, como a vida que carregava.


   Um dos fatos que engrandece o livro é sua dupla narrativa, concentrada em Melorie grávida e posteriormente ela sozinha com seus dois filhos já com 4 anos. Isso aguçou minha curiosidade de forma ensurdecedora, não é à toa que li o livro em dois dias - tirando o fato que no primeiro dia li pouquíssimas páginas, ou seja, li praticamente tudo em um dia! Esse estilo duplo nos proporcionou destacar um dos pontos mais fortes do livro: o crescimento da personagem, que passa de um jovem assustada a uma mãe corajosa que faria de tudo por seus filhos.

    Vale ressaltar que outro personagem que roubou a cena foi Tom, o líder do abrigo em que Melorie morou. Enquanto lia eu imaginava que um romance brotaria entre eles, haja vista que ela se apoiou e confiou plenamente na liderança dele, e em diversas partes do livro ela demonstra o carinho e amizade que sentia. Porém, pelo que percebi, o autor se concentrou em desenvolver a personagem, então formar um casal tiraria o foco - ou não acrescentaria muito a história (algo que concordo plenamente).

    De fato, a maternidade é o ponto mais forte da obra. Depois de cuidar dos filhos sozinha após o parto e "treiná-los" para ouvir, vemos que toda a força que ela reunia decorria deles e de sua vontade de protegê-los e prepará-los para o mundo. Creio que até o fato de ela não ter nomeado eles, chamando-os de Garoto e Menina, demonstra seu foco em cuidar e prover uma vida a eles, ou talvez, a falta de um nome íntimo mostra o medo de uma mãe de perder os filhos.

    Também, o grande mistério do livro, as criaturas, é a premissa de uma história de terror cativante: como sobreviver a algo que não se pode ver? Confesso que essa foi a primeira obra de suspense/terror que li na vida e não me decepcionei nem um pouco! O estilo de escrita do autor me levou para dentro das cenas e me fez sentir temerosa junto com os personagens - coisa que não sentia a muito tempo durante uma leitura.

   Portanto, ''Caixa de pássaros" foi, com toda certeza, minha melhor leitura de 2018. A mensagem que ele trouxe de coragem, dedicação, maturidade, sobrevivência, maternidade e sobretudo de esperança, me arrebatou de uma forma extraordinária!

5/5

2 comentários:

  1. Oie!
    Eu disse que iria ler o livro antes do filme, mas eu (burra) vi o filme antes. Ouço falar muito bem desse livro e realmente parece ser incrível, muito melhor que o filme. Acho que eu vou ler, apesar de ter desanimado haha Adorei o Tom <3
    Beijos
    http://our-constellations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabriela!
    Esse também foi um dos melhores livros que li. Apesar de não gostar de finais abertos, acho que esse ficou sensacional. Gostava muito da sensação de cegueira e de não saber/entender o que havia do outro lado da venda. Parabéns pela resenha!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir

Gostaram? Comentem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...